História do Tecido não Tecido




Home Noticia História do Tecido não Tecido


História do Tecido não Tecido

Não há uma data exata para o início da fabricação do tecido não tecido. Estudiosos, afirmam que o tecido não tecido surgiu no Egito, por volta do ano 2400 a.C. A partir de 1930, nos Estados Unidos, começaram fabricações de tecido não tecido a partir da celulose. Por volta de 1957, uma estrutura semelhante ao tecido não tecido começou a ser fabricada em equipamentos da indústria de papel.

A invenção para obtenção do tecido não tecido pode ser conferida à carta Britânica nº 114, concedida em 1853 à Bellford. Começaram a surgir o uso de cardas, esteiras de transporte, impregnação, secagem para fabricação da manta ou almofadas de algodão para indústria de estofados e colchões de mola. Com multicamadas, estes produtos podem ser fabricados em qualquer espessura.

O processo de consolidação por agulhagem data do final do século XVIII, quando a primeira agulhadeira foi produzida na Inglaterra, mas foi conhecida a partir de 1920. Na década de 50, começaram a ser instaladas as primeiras e grandes fábricas de Nonwoven da América do Norte, México e Europa.

A década de 60 marca o lançamento do tecido não tecido, no mercado como matéria-prima industrial e como produto de consumo. Aparecem as primeiras patentes e na década de 70, a indústria domina as tecnologias e populariza o tecido não tecido.

Conheça as curiosidades do TNT:

O nome não-tecido vem do fato de que este material, não passa por teares, comuns na fabricação de tecidos, durante seu processo de fabricação. Assim sendo, as fibras não são tecidas pelo modo convencional, passando a ser designado como não-tecido. Suas fibras não são tramadas segundo um arranjo ordenado, mas sim, dispostas aleatoriamente.

O não tecido também é conhecido como nonwoven (inglês), notejido (espanhol), tessuto nontessuto (italiano), nontissé (francês) e vliesstoffe (alemão).

Os maiores usuários de tecidos técnicos e não-tecidos da atualidade são os setores de embalagens e transportes. Enquanto o primeiro absorve 2.990 milhões de toneladas/ano para fabricar desde coberturas para proteção até contentores (big-bags), o segundo, representado pelas indústrias automobilística, naval, aeroespacial, veículos sobre trilhos, motocicletas, bicicletas, air bags e pneus, registra consumo de 2.828 milhões de toneladas/ano.

Na seqüência dos maiores consumos estão as aplicações industriais, com 2.624 milhões de toneladas/ano sendo destinadas à fabricação de produtos para filtragem, limpeza, isolamentos termoacústicos, incluindo-se as aplicações em móveis, estofados, carpetes, tapetes e revestimentos para pisos (2.499 milhões de toneladas/ano), registrando-se ainda altas demandas entre os setores da construção (2.033 milhões de toneladas/ano), especialmente pelo emprego em membranas, e da agricultura (1.615 milhão de toneladas/ano), com tecidos técnicos sendo utilizados em silos, cercas, estufas, materiais para hidroponia, coberturas para lavouras e criação de animais.

Biólogos afirmam que, para se decompor na natureza, as sacolas plásticas levam cerca de 200 anos. O prazo do TNT é de 6 meses a um ano”. Fonte: Sacolas retornáveissubstituem as de plástico.

“A fibra de polipropileno retornável de 80g, um TNT lavável, originado do plástico, leve e de uso sustentável. Após o tempo médio de uso de cinco anos, pode-se descartá-lo na coleta reciclável de lixo”

Os não tecidos como fabricados são fornecidos normalmente em grandes rolos e chamados internacionalmente de “Roll Good”, podendo sofrer processo posterior de transformação ou conversão. Podem ser utilizados tais como produzidos e acabados. Ou receberem outros processos de transformação para melhor adequá-los ao uso final, tais como: estampagem, tintura, adesivagem, chamuscagem, dublagem, resinagem, gofragem, flocagem e outros. A manta, estrutura ainda não consolidada, é formada por uma ou mais camadas de véus de fibras ou filamentos.

A produção de não tecidos aplica e combina tecnologia de diversas indústrias, como a têxtil, a papeleira, de couro, de plástico, podendo, a qualquer momento, surgir novas tecnologias.





NOTICÍAS

06/08/2022

Vantagens do TNT

Comparada à roupa convencional de tecido de algodão, a descartável é muitíssimo mais leve, e seu contato com a pele é suave e não irritante. Seu tratamento antiestático impede a atração à pele, não retém o calor do corpo tornando o uso agradável.

26/08/2022

O que é TNT – Tecido não Tecido

TNT é a sigla para tecido não tecido.

26/08/2022

Produtos Hospitalares em TNT

Produtos Hospitalares

26/08/2022

História do Tecido não Tecido

Conheça as curiosidades do TNT





Bem-vindos à Ko Feng Import & Export! Somos uma empresa de importação e exportação localizada na China e no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, somos especializados em fornecer produtos de primeira qualidade e serviços de importação e exportação para empresas em todo o mundo.
Todos os Direitos Reservados @ kofeng - 2024